Recent Posts

Tuesday, May 24, 2016

*Grabby Hands* Lançamento - A Fúria e a Aurora por Renée Ahdieh

Em comemoração ao grande lançamento desse livro maravilhoso no Brasil! 
Obrigada Globo Alt!!!)




Título: A Fúria e a Aurora
(The Wrath and the Dawn)
Livro #1
Autora: Renée Ahdieh
Categoria: Infantojuvenil
Editora: Globo Alt.

Personagem central da história, a jovem Sherazade se candidata ao posto de noiva de Khalid Ibn Al-Rashid, o rei de Khorasan, de 18 anos de idade, considerado um monstro pelos moradores da cidade por ele governada.

Casando-se todos os dias com uma mulher diferente, o califa degola as eleitas a cada amanhecer. Depois de uma fila de garotas assassinadas no castelo, e inúmeras famílias desoladas, Sherazade perde uma de suas melhores amigas, Shiva, uma das vítimas fatais de Khalid. Em nome da forte amizade entre ambas, Sherazade planeja uma vingança para colocar fim às atrocidades do atual reinado.

Noite após noite, Sherazade seduz o rei, tecendo histórias que encantam e que garantem sua sobrevivência, embora saiba que cada aurora pode ser a sua última. De maneira inesperada, no entanto, passa a enxergar outras situações e realidades nas quais vive um rei com um coração atormentado.

Apaixonada, a heroína da história entra em conflito ao encarar seu próprio arrebatamento como uma traição imperdoável à amiga. Apesar de não ter perdido a coragem de fazer justiça, de tirar a vida de Khalid em honra às mulheres mortas, Sherazade empreende a missão de desvendar os segredos escondidos nos imensos corredores do palácio de mármore e pedra e em cenários mágicos em meio ao deserto.


Onde comprar: Amazon | Livraria Cultura | Saraiva


O que eu faria se esses personagens fossem reais:

  • Teria como amiga: Shahrzad 
  • Levaria para a praça para dar um rolê (e uns beijos)Khalid
  • Largaria numa ilha deserta: Jahandar
  • Transformaria em um vampiro para vivermos felizes eternamenteKhalid (desculpe-me, Tariq)




5 "Romance épico" Estrelas!

Para quem não sabe pegou a referência ainda da descrição acima, “A Fúria e a Aurora” é um reconto de “As Mil e Uma Noites” e foi um dos livros mais falados no universo dos blogueiros e apaixonados por livro no ano passado.

Eu lembro bem de acompanhar o período pré-lançamento e ficar ansiosíssima pela publicação daquele livro com a capa vermelha maravilhosa (chequem a capa original aqui) e com um “blurb” que me deixava com urticárias de tanta vontade de ler.

Quando finalmente vi aquela belezinha no meu Kindle... Quase tive uma coisa.

Pois bem, toda a espera valeu MUITO a pena. Minha reação quando eu acabei o livro resume-se nessa frase: “Cale a boca e me dê o próximo.”

Nível hard de amor pela autora e seus personagens.

Agora, brasileiros, vocês terão a grande honra de ler esse conto maravilhoso.

“A Fúria...” conta a história de uma menina que já te impressiona por sua dedicação às pessoas que ama. Shahrzad está disposta a sacrificar sua vida, largar o conforto de sua casa e de sua família e arriscar o “quase namoro” com sua paixão de infância para vingar a morte de sua melhor amiga. Fala, você bem que queria uma amiga assim, né?

Mas Shahrzad não é nenhuma bobinha. Ela tem um plano e pretende acabar com o jovem rei que aterroriza a todos com seu costume nada convencional – casar com uma jovem todos os dias só para mata-la ao amanhecer. Shahrzad se faz de louca e se oferece como a próxima vítima (flashback para a novela dos anos 90) do jovem rei, mas de louca nossa protagonista não tem nada. No português bem claro, Shahrzad enrola o jovem rei, Khalid, contando para ele uma história sem fim, fazendo com que ele a deixe viva para poder escutar o resto da história na próxima noite.

Pois bem, enquanto o Khalid, que de bobo também não tem nada, finge-se de curioso para postergar a morte de Shahrzad, ela descobre os reais motivos que levaram o jovem rei a matar suas esposas e, nesse interim, os dois se apaixonam.


Tudo de bom né?

A primeira coisa que as pessoas irão notar (se a editora fez um bom trabalho) é como Renée Ahdieh é um dos novos talentos da literatura infanto-juvenil americana. A mulher é um monstro que escreve frases lindas, apresenta descrições vivas e te faz suspirar com cada página.

Eu nunca fui fã de descrições com excessivos detalhes. Não é minha praia. Mas o estilo desta autora é tão vivo que não tive alternativa senão apreciar a beleza da sua escrita e desse livro em geral. Mas a maior beleza dessa história está em seus personagens. E no romance épico (daquele tipo que sentia ao assistir as primeiras três temporadas de The Vampire Diaries e “shippar” Stelena como se não houvesse amanhã).


(só para não perder o costume)

Um enredo de romance é essencial para mim. Claro que leio e amo livros sem romance, mas é sempre mais prazeroso quando tenho a perspectiva de me apaixonar pelo casal enquanto eles se apaixonam um pelo outro. Eu acredito piamente que uma pessoa nunca tem “ships” demais, e por isso adicionei Shahrzad e Khalid para minha lista. Fácil assim. “Shippo” os dois nível Tumblr – que é nível super hard na minha opinião.

Minha única reclamação sobre esse livro (que nem é uma reclamação de verdade, mas é somente um sinal de como sou chata quando me apaixono por casais fictícios) é que queria ainda mais páginas de Shahrzad e Khalid juntos. Trocaria cenas escritas no ponto de vista de outros personagens, como as do Tariq (melhor amigo e antiga paixão de Shahrzad) num piscar de olhos por mais Shalid (será que é esse o nome?)

Não é que não gostasse de Tariq – um personagem de extrema importância para a trama, não somente pelo que representou para Shahrzad antes dela se apaixonar por Khalid, mas também pelo que representará futuramente no enredo.

A realidade é que Tariq não tinha muitas chances de brilhar quando comparado com a imponência que era a trama de Shahrzad e Khalid. Shahrzad, principalmente, foi e sempre será a estrela deste show. Como já mencionei, impossível não amar uma menina que arriscar tudo pela sua melhor amiga, e faz isso de uma maneira inteligente. Shahrzad não somente tinha um plano como tomou a precaução de mandar sua família para longe do castelo para que não sofressem quando ela completasse sua vingança. Esperta demais. Shahrzad  praticamente demanda seu amor e você (eu) não é louco o suficiente de não amá-la. Assim como Khalid, você não resistirá à Shahrzad.

E o que dizer de Khalid? O coitado estava tão destruído e tinha toda razão para estar assim. Vem aqui, Khalid, que vou te dar um abraço.


Pobrezinho.

Em alguns momentos eu levantei  a sobrancelha para Khalid, tenho que confessar, mas esses momentos foram raros e não duraram muito. No fim, respeitei suas decisões e entendi seus motivos, e isso é mais do que posso esperar.

Outro personagem que me apaixonei foi o primo de Khalid, Jalal. Vive uma angústia grande por conta desse personagem, viu? Ficava pensando, gente, vai dar a louca na Renée e ela vai transformá-lo. Mas não. Renée é esperta. Ela não usou a técnica “vamos transformar o personagem secundário bonzinho num super vilão” porque... (sei lá porque os autores fazem isso exceto para me irritar). Renée deixou esse cliché de lado e OBRIGADA! Vem aqui, amiga, que vou te dar um abraço também.

Olha, depois de ler esse livro lindo, estou dando abraços em todo mundo.

Basicamente, o que tentei dizer em todas essas palavras é que eu AMO esse livro de paixão, quero ser amiga da escritora, quero que os personagens deixem de ser fictícios e espero que você se divirta tanto com esse maravilhoso lançamento quanto eu.

Leia e distribua seus abraços por aí.


*Se você gostou dessa review (ou não), se leu o livro (ou não), deixe seu comentário abaixo.

No comments: